13 de julho de 2011

Craft Design Apóia

O Craft Design Apóia é o programa de responsabilidade social da Craft Design em parceria com o Instituto Meio que incentiva projetos que tenham um amplo cunho social, junto a comunidades de todo o País.

A cada edição da Feira esse projeto é apresentado para o mercado de decoração e design.
A forma de atuar do Craft Design Apóia prevê o suporte no desenvolvimento, produção e comercialização dos produtos, além de divulgação e disponibilização de um espaço exclusivo na Craft Design

Conheça os grupos participantes dessa edição:

Cerâmica Serra da Capivara
A Cerâmica Serra da Capivara está localizada no povoado do Barreirinho, na área de entorno do Parque Nacional Serra da Capivara, no município de Cel. José Dias, sudeste do Piauí, em pleno semi-árido. Ela está em funcionamento desde agosto de 1994.
A motivação de sua criação foi possibilitar às pessoas que moravam na área de entorno um nova atividade como fonte de renda, diminuindo, assim, a depredação do meio ambiente (fauna e flora característicos da caatinga) e do patrimônio cultural do Parque (pinturas rupestres e vestígios arqueológicos).
Hoje são 22 famílias que deixaram atividades que podiam depredar esse ecossistema e amanhã poderá ser muito mais.
Além de toda a beleza e funcionalidade das peças Cerâmica Serra da Capivara, existe um valor social agregado que contribui com o desenvolvimento da região e protege o patrimônio cultural e ecológico do Parque Nacional Serra da Capivara.


1001 Retalhos
A trajetória da 1001 Retalhos começou em 1990, quando Evani Ribeiro se aposentou aos 44 anos. Evani ganhou então de uma ex-aluna um livro de patchwork em japonês. “Eu comecei a aprender o patchwork em braile, já que não entendia uma linha do que estava escrito em japonês”, lembra Evani.
Começou produzindo uma colcha de retalhos. Depois, foram pequenas peças, vendidas para seus amigos e familiares. À lavanderia de sua casa chegou a primeira costureira, depois mais uma e, em seguida, outra. O patchwork era feito com sobras de calça jeans de instituições de caridade e diferentes tecidos com reaproveitamento têxtil.
O trabalho seguiu dessa maneira até 2004, quando a filha Ana Paula ajudou na formalização da empresa. “Temos por missão gerar emprego e renda no Brasil. A capacitação de pessoal para o trabalho e o resgate de técnicas de trabalhos manuais são fundamentais”, afirma Evani.

O sucesso está na preocupação com o meio ambiente, na responsabilidade social, na qualidade do produto e na paixão pelo Brasil. “Nosso trabalho busca criar uma moda que revele o Brasil, suas riquezas espalhadas por todo o território, a flora e a fauna da matas, serras e campos, as mulheres e o colorido brasileiro”.


ONG Orienta Vida
ONG ORIENTA VIDAS: Há mais de 10 anos transformando vidas
A Ong Orienta Vida esta trabalhando com a Campanha Pense Rosa- para prevenção do câncer de mama
Semeando atitudes, transformando vidas.

A campanha Pense Rosa trabalha com a conscientização e na divulgação da importância da detecção precoce do câncer de mama e dos direitos da mulher de fazer mamografia pelo SUS, conforme Lei Federal 11.664/2008. Parte da renda obtida com a venda de produtos é revertida em ações de orientação e informação. A Orientavida propõe coordenar a campanha Pense Rosa em 41 municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Alto Tietê ampliando e solidificando as ações em todas as cidades. Podemos conferir resultados cada vez mais positivos alcançados pela campanha Pense Rosa


Equipe Craft Design

0 comentários: